1.4.20

Leitura



Oi gente, vocês já fizeram metas?
Eu vou confessar que, apesar dos meus números em livros no ano de 2019 ter sido considerado na média de um leitor assíduo, eu nunca me imaginaria com um resultado tão bom como esse, a ultima vez que eu li assim, eu ainda estava na escola e fazia parte de uma turma onde a maioria dos alunos eram nerd, o que me levou a ler bastante para acompanhar o ritmo de leitura deles, e a minha média ainda era baixa considerando a deles, eu lia uma média de 100 e eles.. com toda certeza, um pouco mais... é claro que, nessa época eu lia livros juvenis, com uma média de 200 páginas, lembro que a biblioteca da minha espoca tinha uma parceria com os jovens escritores do Brasil, então a cada quinzena chegava uma caixa de livros novos, parecíamos pintos no lixo! Daí eu entrei para a faculdade de Direito e tive que passar a ler outras coisa, depois o trabalho e os processos e decisões, os livros ficaram de lado na minha vida.

Sobre a leitura a primeira coisa que entendi é que você precisa ler o que gosta, SIM, não adianta vir com essa de autores consagrados e te descer por goela a baixo, precisa ler o que te interessa, que te chama atenção, com a sua assiduidade a leitura, você passará a abrir caminhos para outros gêneros ou não, mas antes de tudo, precisa desenvolver o hábito de ler, assim como quem começa a assistir uma série, você só vai conhecer novos estilos, se desenvolver o hábito de assistir e, aos poucos e descobrindo novas coisas.

Comigo não foi dirente, passei anos, literalmente anos, tentando enfiar goela abaixo livros de "auto ajuda" e Nicholas Sparks, simmmmmmmmm, eu adoro os filmes dele baseados nos seus livros, mas odeio sua escrita, e como eu descobri? Depois de anos, lendo por um acaso um livro com uma escrita que eu gosto.
Uma amiga me emprestou um livro acredito que em meados de março de 2018 e disse que o livro era minha cara, eu obvio não acreditei e deixei na minha cabeceira, dois meses depois já com vergonha disse que ia devolver que em outra oportunidade pegava emprestado, ela disse para não me preocupar, mas, com o ritmo de trabalho só me dei ao luxo de tentar começar a ler, mais 2 meses depois.

Meu Deus, quando comecei a ler o primeiro capitulo, liguei na hora para minha amiga e disse, ESSE LIVRO ESTÁ DESCREVENDO MINHA VIDA, simmmm! Ocorreu a minha identificação com a escrita, eu me apaixonei pela narração da autora e passei a devorar livros como nunca mais havia feito, eu achei que ia ser uma fase igual quando li os livros do Crepúsculo em um mês. Mas não passou.. Mais caixas e caixas de livros foram chegando e eu fui me descobrindo, na minha leitura, e aí houve a mudança de gênero, descobri que detesto Chick Lit e que AMO romances de época! Isso a gente só descobre lendo, quanto mais rebuscado o vocabulário, mas me chama atenção, como os romances da Loretta Chease.

Mas uma coisa é certa, não adianta também estabelecer uma média de 100 livros de leitura, se você está começando. Minha mãe sempre diz; estabeleça pelo menos 2 grandes objetivos no ano, os demais deixe coadjuvante, caso, o seu objetivo seja amplificar na leitura aí sim! Eu leio porque gosto e leio o que gosto, não curto como antes ver TV, então o tempo que eu dedicava para um filme ou série, eu gasto lendo, e preciso até me controlar, pois eu não trabalho com isso, e preciso dedicar minha leitura para outros assuntos, então estabeleci uma meta de dois livros por semana, quando leio 2, tento dedicar meu tempo as prioridades coadjuvantes. Mas existe também a ressaca literária, onde acabo ficamos umas duas semanas sem ler NADA.

Para você que está começando ou não quer desbancar grana com livros e frete, temos o Kindle, mas não precisa ter necessariamente o aparelho Kindle, você pode baixar o app no seu celular e fazer a assinatura mensal por 19,90, gente são milhares de livros disponíveis nesse modo do kindle unlimited, muitas vezes até de autores super conhecidos.
Como funciona? Você pode por na sua estante até 10 livros, depois para por outro você devolve um e vai adicionando outro, eu gosto muito para conhecer novos autores, você sempre encontra as avaliações dos livros, vale muitooooooooooo, por 19,90 você tem a oportunidade de ler quantos livros quiser, e por esse valor, as vezes não consegue comprar nem 1 livro físico.

E para você que é completamente viciado em livros, você pode baixar o app a Alexa da Amazon no seu celular, também não precisa ter o aparelho, e ela pode ler para você, quando estiver voltando pra casa e estiver dirigindo, em vez de uma música, escolher ouvir seu livro, ou até mesmo quando seus olhos doem de ficar tanto tempo exposto a uma tela.

E temos o Skoob, essas imagens que trouxe, são da rede social de leitores, lá você pode até conhecer mais de perto todos os autores pelos quais você é apaixonado pela escrita, ele te ajuda com metas de leitura, a organizar seus livros e até avalia-los.

Então gente, o que não faltam são opções, a tecnologia está aí para nos aproximar da leitura e nos fazer descobrir um mundo de autores Maravilhosos! Mas confesso que, ainda sou apaixonada pelo bom e velho livro, deixar ele cheio de marcações, orelhas e pelo cheiro. Ler é mergulhar em um mundo onde pode podemos nos reconectar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Até próxima!
Jhu.